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Radio Faveni-Guarantã do norte

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Per. 25 – A agricultura

Segunda Semana 16/10

Unidade 7 – Agropecuária

Per. 25 – A agricultura – pag. 190

Abordaremos as práticas agrícolas, beneficiadas pelo grande desenvolvimento técnico-cientifico.

-Agricultura e a disseminação de plantas cultivadas


- No Extrativismo vegetal – é o conjunto de atividades por meio das quais os seres humanos retira ou extrai recursos da natureza sem participar do processo de criação ou reprodução.

*Já na Agricultura – o ser humano participa ativamente na reprodução.

-Extrativismo vegetal é mais antigo que a agricultura.

-Milhares de anos – surgimento dos seres humanos – caça e pesca (extrativismo animal) e a coleta de frutas... (extrativismo vegetal).

-Agricultura e criação de animais - 10 mil anos atrás.

-Figura 1 – pagina 190 – Podemos verificar a origem da agricultura e criação de animais.

-Dispersão geográfica de plantas cultivadas

-Grandes Navegações – séc. XV e XVI

-Processo de globalização – integrando as sociedades

-Alguns produtos que podemos citar:

*cana-de-açúcar – Índia; cacau – florestas tropicais das Américas; Café – Etiópia...

-Figura 2 – Página 191 – Dispersão do café – Séc. XIV e XIX

-Técnicas agrícolas

-Até séc. XVIII – eram bastante artesanais – ferro e madeira

-Crescimento das cidades – Revolução Industrial – XVIII – introdução de maquinas no campo

-1883 – ceifeiro – máquina de colher puxada por animais

-1880 – trator a vapor – EUA

-1866 – motor a combustão – permitiu a criação de maquinas mais modernas.

-Irrigação


-É o conjunto de técnicas e equipamentos – necessidade de suprir locais com água.

-Pré-história – fixação de povos.

-Criação de grandes civilizações como: Egito – Nilo; Babilônia – Mesopotâmia; China – Rio Amarelo...

-A partir do séc. XX – desenvolvimento de técnicas – possibilitou – levar água – regiões de desertos...

-Brasil – muito usado no Sul do país e em crescimento no Nordeste – Bahia.

-Crescimento de práticas de irrigação – causa – perca de água, assoreamento, poluição das águas...

-Rotação de culturas

-Consiste em alternar as culturas

-Criando sistema de Policultura

-Favorecem maior produtividade – controle de pragas, doenças...

-Recuperação do solo.

-Plantio direto

-Consiste em aproveitar a palha para plantar em cima - criando proteção no solo

-Camada de húmus.

-Com a evolução das tecnologias

-Iniciou-se o uso de equipamentos modernos – drones...

-Avanços da biotecnologias

 

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Trabalho Hidrografia no meu bairro

 


Finalidades do trabalho

-Desenvolver as habilidades estudadas nos percursos, relacionar os tipos de hidrografias, economia, meio ambiente e outros.

Primeiro passo

Identificar um rio, córrego, lago, lagoa..., no seu bairro ou na localidade que o aluno mora.

Segundo passo

Identificar o uso desta fonte de água, se é utilizado para fins industriais, residencial ou rural.

Terceiro passo

Identificar as consequências do uso desorganizado desta fonte de água, verificar se neste local existe contaminação: química, sólida ou líquida e especificar quais tipos de contaminações são estas.

Quarto passo

Identificar quais são as finalidades desta fonte de água, se são utilizadas para: turismo, irrigação, abastecimento ou despejo de esgoto.

Quinto Passo

Identificar as condições deste local, se ele é: canalizado, não canalizado, Natural com área de preservação ou natural degradado.

Sexto Passo

Anotar outras observações que o aluno verificou no local e também tirar fotos e escolher duas para colocar no trabalho.

Bom trabalho!!!!

 


quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Correção dos percursos 23 e 24 - China e a Índia

 

Percurso 23 – A China e a Índia – Pag. 190

1-      R: c) É a segunda maior economia com cerca de 12,2 trilhões de dólares e mais populoso com cerca de 1,3 bilhões de habitantes.

2-      Nas regiões do litoral, está a maior parte das terras férteis e de planícies que facilitam a implantação de cidades e agricultura, já ao contrário do interior do pais onde o terreno é ondulado com altas elevações e de desertos.

3-      R: d) Foi um grande líder espiritual que iniciou movimentações de independência da Índia.

4-      Caxemira, Punjab, Varanasi, Chennai, Ahmadabad e em Délhi.

Percurso 24 – Índia: economia

1-      a) R: Arroz, trigo, algodão, chá e cana-de-açúcar.

a)      R: Porque estão localizados em regiões montanhosas e de desertos.

2-      R: É verdadeira a afirmação, a Índia é um grande produtor cinematográfico do mundo, somente Mumbai são produzidos mais de 1000 filmes ao ano.

Correção dos percursos 23 e 24 - América Central e Cuba

 

Percurso 23 – América Central: economias com base agropecuária – Página 208

1-      R: b) Continental é constituído por um istmo; e Insular é constituída pelos conjuntos de ilhas do Mar do Caribe.

2-      R: c) Guatemala e Honduras são os mais povoados.

3-      É verdadeira, porque está localizada na Zona tropical, entre a Linha do Equador e o Tropico de Câncer e recebe grande quantidade de radiação solar.

Percurso 24 – Cuba – Página 214

1-      R: c) Maior parte do território está abaixo de 200m de altitude e seu ponto mais alto é a Sierra Maestra – 1.974 metros de altitude.

2-      A guerrilha liderada por Fidel buscava derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista, instalada no país desde 1952 por meio de um golpe militar;

Fulgêncio Batista manteve uma ditadura militar perseguindo seus opositores, implantando a censura e governando para atender aos interesses dos Estados Unidos. A ascensão ao poder de Fulgêncio Batista foi a grande responsável por iniciar um movimento revolucionário de oposição.

3-      Principais produtos são: arroz, cana-de-açúcar, tabaco, níquel, criação de gado...

Transporte: por meio de rodovias e ferrovias, no deslocamento interno e porto para exportações.

Correção dos Percursos 23 e 24 - Sudeste cafeicultura, população e economia

 

Percurso 23 – Região Sudeste: a cafeicultura e organização do espaço – Pag. 200

1-      -fim do séc. XX – chega no interior

-1840 – chegou – Depressão Periférica Paulista – Campinas – Sentido – Planalto Ocidental Paulista – Rio Paraná -MS e Rio Grande - MG

-Planalto Ocidental Paulista – clima favorável e manchas de Terra Roxa.

-Provocando grandes desmatamentos.

2-      Espanhóis, Portugueses, Japoneses, Italianos...

Os italianos foram os mais importantes em números. 

Percurso 24 – Região Sudeste: população e economia – Pag. 204

1-      R: a) Espírito Santo é o estado menos povoado e com a segunda menor densidade demográfica.

2-      Apesar dos bons índices de qualidade de vida, o sudeste tem grandes desigualdades econômicas entre sua população, existe muitas favelas e desemprego entre as famílias mais pobres e de baixa escolaridade.

3-      R: c) 54%

Correção Percursos 23 e 24 - Bacias Hidrográficas do mundo e do Brasil

 

Percurso 23 – As grandes bacias hidrográficas do mundo – Pag. 174

1-      R: Ciclo da água, abastecimento de residências..., navegação, irrigação, pesca, produção de eletricidade...

 

2-      R: c) Bacia Hidrográfica.

 

3-      R: c) Bacia do Rio Nelson, usado para navegação e pesca, 10 – Bacia do Rio Amazonas, usado para navegação, pesca...

 

 

Percurso 24 – Brasil: recursos hídricos, usos e problemas – Pagina 178

1-      R: Rios: Teles Pires, Xingu, Amazonas, Pindaré, Parnaíba, Juruena, Arinos, Japurá...

 

2-      R: d) O aquífero do Alter do Chão é exclusivamente brasileiro, sendo o maior em volume de água.

 

3-      R: a) Ponto de captação; 2- Estação de tratamento; 3- Reservatório de agua tratada; 4- Rede de distribuição e 5- Centro de consumo.

 

4-      R: b) Bacia do Parnaíba, Bacia do São Francisco, Bacia do Atlântico Nordeste Oriental, Bacia do Atlântico Sudeste, Bacia do Tocantins-Araguaia.

 

Percurso 24 – Brasil: recursos hídricos, usos e problemas

 


Geografia

Quarta Semana - 25 de setembro de 2020

Percurso 24 – Brasil: recursos hídricos, usos e problemas – Pag. 178

-Brasil: país de grandes recursos hídricos

-12% - água doce do planeta

-Clima -  chuvas abundantes – exceção do Nordeste

-Fig. 13 da página 178

*verificar a grande quantidade de – rios bem distribuídos pelo Brasil

*grande quantidade de rios perenes – alguns rios temporários no Nordeste.

-Aquíferos e a necessidade do uso racional da água

-Grandes reservas subterrâneas – aquíferos

*Abastecimento de poços, nascentes, moradias...

-2 Grandes aquíferos principais:

*Alter do chão – menor em superfície e maior em volume de água – 86 mil km² - Brasil

*Guarani – Maior em extensão – Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina – volume de água de -  45 mil km²

-Má gestão destes recursos – acaba no esgotamento – poluição de suas águas.

-Extração supera ao volume de recuperação – esgotamento da água – rebaixamento

-Consumo de água no Brasil

-Principais consumidores:
*Agropecuária de irrigação e abastecimento animal.

*70% utilizado para irrigação.

-Crescente uso nas cidades – urbanização e uso irresponsável.

-Tratamento e redes de destruição de água

-Total de água consumida – 8,8% - urbano

-Para serem consumidas e necessário – potável – tratamento – retirada a água dos mananciais – transportada para a estação de tratamento – distribuída para as residências, comerciais...

-Sistemas de produção de água

-Dois sistemas:

*Sistema integrado – fornece água mais de um munícipio – mesmo manancial.

*Sistemas isolados – abastece um único munícipio.

-Figura 17 – Página 181 – Sistema isolado de produção de água.

-Bacias Hidrográficas e cidades.

-Crescimento das cidades – rios e córregos são transformados em canais – sofrem muito com a poluição

*Poluição de rios e córregos – esgoto, resíduos sólidos e a poluição difusa.

*Canalização – escoamento mais rápido e não natural – transbordamento – alagamentos.

*Impermeabilização do solo – asfaltamento e construções – diminuem – infiltração – escoamento superficial – superlotando as redes de drenagem – alagamentos.

-Regiões Hidrográficas do Brasil

-Ministério do Meio Ambiente

-12 Regiões Hidrográficas – Formada por 1 ou mais Bacias hidrográficas.

-Sendo elas:

-figura 19 da página 184

*Amazônica, Tocantins-Araguaia, Atlântico Nordeste Ocidental, Paranaíba, Atlântico Nordeste Oriental, São Francisco, Atlântico Leste, Atlântico Sudeste, Paraná, Uruguai e Atlântico Sul.

As Cidades e suas funções

  Aula dirigida para as turmas de 2º Ano  Aula de Geografia Temas: -Idade Antiga; -Idade Média e Renascimento; -Cidades e Indústria Séc. XVI...