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Radio Faveni-Guarantã do norte

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Resposta das perguntas da Unidade 4 da apostila - 6º Anos

 

Primeira Semana - 31 de julho de 2020

Uni. 4 – Per. 13 – O clima e seus fatores geográficos –

Per. 14 – Climas do Mundo e do Brasil.

Nestes dois percursos estaremos abordando os fatores e as características do clima tanto do Brasil quanto do mundo.

 

Atividades:
1- Observe as manchetes abaixo e assinale a alternativa correta:

Umidade relativa do ar abaixo dos 20% em Goiás

(dm.com.br, 28/08/2012).

Umidade do ar chega a 90% no Acre e previsão é de chuvas esta semana
(g1.globo.com, 18/11/2013).

Com base em seus conhecimentos sobre clima e elementos climáticos, podemos dizer que:

  Correta - a) em Goiás a amplitude térmica tende a ser maior que no Acre.

b) no Acre as chuvas deverão ser mais curtas e brandas, enquanto em Goiás elas serão fatalmente mais fortes e intensas.

c) as temperaturas provavelmente serão semelhantes nos dois estados, pois eles encontram-se nas mesmas latitudes.

d) as secas no Centro-Oeste e as chuvas no Norte do país não são comuns nos períodos noticiados e são resultantes do aquecimento global.

e) as chuvas no Acre são causadas pelo mesmo fator que propicia a seca em Goiás: a distância ou proximidade em relação ao mar.

 

2- Observe a imagem abaixo:


Esquema da corrente marítima de Humboldt*

* Fonte: SENE, E.; MOREIRA, J. C. Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização. Volume 01. São Paulo: Scipione, 2007. p.128.

O esquema acima demonstra os efeitos da corrente marítima de Humboldt sobre a formação do Deserto do Atacama, no Chile. Sobre esse fenômeno, julgue as afirmativas a seguir:

I. A corrente de Humboldt é um exemplo de correntes marítimas comportando-se como um fator climático.

II. As precipitações nas regiões oceânicas são causadas pela queda das temperaturas provocada pela corrente marítima.

III. A massar de ar seco faz com que o Atacama quase nunca presencie chuvas.

IV. A Cordilheira dos Andes impede que os ventos do leste cheguem até a região do Atacama, contribuindo ainda mais para o seu clima desértico.

São corretas as afirmativas:

a) I e II

b) III e IV

c) II e IV

d) I, II e III

Correta e) I, II, III e IV

 

3- Assinale a alternativa que representa o conceito correto de correntes marítimas:

Correta - a) Movimentação/deslocamento de águas oceânicas que migram para diferentes localidades como resultado da influência dos ventos e do movimento de rotação da Terra.

b) Grandes porções de ar que se movimentam sobre as águas, podendo ser quentes, frias, úmidas ou secas.

c) Capacidade de conservação de calor pelas águas oceânicas.

d) Fenômeno marítimo relacionado ao aquecimento anormal das águas.

 

4- Willhelm Köppen (1846-1940), climatologista russo naturalizado alemão, foi o primeiro pesquisador a mapear todas as regiões climáticas do mundo e suas variações ao longo do ano, sendo considerado precursor da Meteorologia moderna [...].

MARTINS, D. et al. Geografia sociedade e cotidiano: fundamentos. Volume 01, 3ª ed. São Paulo: escala educacional, 2013. p.134.

Assinale, entre as alternativas a seguir, a que não apresenta um dos tipos climáticos do planeta de acordo com a classificação de Köppen:

a) Equatorial

b) Desértico

c) Subtropical

Correta - d) Litorâneo

e) Mediterrâneo

 

5- Em relação aos tipos de clima no Brasil, marque qual clima abrange uma porção maior do território e melhor caracteriza o país:

(A)   – Clima Semiárido

(B)   – Clima Equatorial

(C)   – Clima Subtropical

Correta (D)   – Clima Tropical

(E)   – Clima Desértico

 

Segunda Semana  - 7 de agosto de 2020

Uni. 4 – Percurso 15 – Terra: grandes paisagens vegetais naturais.

Percurso 16 – Brasil: vegetação natural e biodiversidade.

Nestes dois percursos estaremos então abordando os tipos de vegetações tanto do Brasil como o do mundo e suas características em relação ao clima.

 

Atividades:
1-
Os principais biomas mundiais são:

Correta a) Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Equatorial, Floresta Tropical, Savanas, Desertos e Campos.

b) Tundra, Cerrado, Floresta Subtropical, Floresta Tropical, Mangues, Floresta Mediterrânea, Monções Asiáticas, Desertos.

c) Floresta Temperada, Chaparral, Mediterrâneo, Floresta Tropical, Campo Sujo, Mata de Araucárias, Pampas, Desertos.

d) Taiga, gramíneas, Mata de Galeria, Floresta Equatorial, Pantanal, Mata de Araucárias, Vegetação Xerófila, Floresta Tropical.

 

2- Com relação ao tipo de vegetação dos principais biomas mundiais, é INCORRETO afirmar que:

a) Os desertos quase não possuem vegetação.

b) Os campos são constituídos por uma vegetação composta por gramíneas e quase não possuem vegetação arbustiva ou arbórea.

Correta c) As savanas possuem uma vegetação florestal densa que é composta por árvores que atingem mais de 30 metros e não perdem as folhas no outono.

d) A vegetação da Tundra é composta por musgos e líquens, que resistem ao frio intenso do inverno e voltam a brotar no verão.

e) A Taiga é composta por florestas de coníferas, um tipo de árvore que possui folhas em forma de agulha que são recobertas por uma cera que as torna mais resistentes ao frio.

 

3- A Mata Atlântica é o exemplar brasileiro de que tipo de bioma mundial?

a) Savanas.

b) Campos.

c) Florestas equatoriais.

d) Tundra.

Correta e) Florestas tropicais.

 

4- Sobre a biodiversidade brasileira é INCORRETO afirmar que:

a) O Brasil detém a maior biodiversidade do planeta, abrigando 15% de todas as espécies conhecidas no mundo.

b) O país é um dos principais alvos da biopirataria, fato que contribui para a redução da biodiversidade nacional.

c) Várias espécies de orquídeas, plantas, mamíferos, anfíbios, aves, répteis, entre outros organismos podem ser encontrados no território brasileiro.

Correta  d) A atividade econômica no Brasil não reduz a biodiversidade, visto que ela ocorre de forma sustentável, ou seja, não agride o meio ambiente.

e) A variedade de climas no Brasil proporciona a adaptação de diferentes espécies da fauna e flora.

 

6- O desmatamento é, sem dúvidas, uma das maiores preocupações atuais da humanidade, pois o seu avanço poderá intensificar o processo de remoção da cobertura vegetal do planeta. Podemos identificar como consequências do desmatamento todas as alternativas a seguir, exceto:

a) o aumento do efeito estufa

b) a diminuição da biodiversidade

Correta c) a elevação desproporcional da umidade

d) o maior desgaste do solo      

e) o assoreamento de rios e lagos

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Correção das atividades dos Percursos 13 e 14 do 9º

Questionários dos percursos 13 e 14

Atividades

Paginas 124 e 125

Questões: 1,2,4,5,6,7 e 8

 

1-      a) A expansão territorial dos países europeus se deu por meio da via marítima, já a do Império Russo se deu por meio terrestre em sentido a Ásia.

b) Sibéria Central e Ocidental.

 

2-      Foram construídas durante a Revolução industrial Russa no sec. XIX permitia assegurar o controle do povoamento exploração econômica.

 

4 – Por conta da grande variedade de povos, formadas por republicas de costumes e até idiomas diferentes á do Russo.

 

5 – A – representava ao grupo do socialismo radical – PCUS, B - ao do movimento ultra reformistas, C – movimento dos reformistas ligados a Gorbachev.

 

6 – a) Mares Cáspio e Negro.

b) Localiza em altas latitudes, pois estão ao norte do paraleo de 60ºN.

 

7 – a) Em Mpscou, onde a precipitação é maior a 30 mm durante todo ano e no verão acima de 70 mm.

b) Astana, cujas temperaturas no inverno pode chegar á -20ºC, em janeiro, e no verão podem chegar a 20ºC.

c) O clima grama de Moscou é mais adequado ao clima temperado e o de Astana ao clima desértico ou árido.

 

8 – a) Se refere ao período do Império Russo, onde as pessoas viviam na miséria e empobrecimento da população.

b) Ao Estado soviético, pois ocorreu a estatização dos meios de produção.

 


Correção das atividades dos Percursos 13 e 14 -8º ano

Questionários dos percursos 13 e 14

Atividades:
Paginas 136 e 137

Questões: 1,2,3,4,5 e 7

 

1-      Oeste – presença de grandes cadeias de montanhas de origem geológicas recente, destacando as Montanhas Rochosas e Serra Madre na América do Norte, já na América do Sul destaca a Cordilheira dos Andes. Leste – presença de montanhas de formação geológica antiga, como ocorre nos Montes Apalaches, com a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar. Centro – planícies sedimentares de baixas altitudes, destacando a Planície Central – Canadá, Golfo do México e as planícies da América do Sul.

 

2-      a) Explorador 1 – Aconcágua – cerca de 6,959 de altitude – Cordilheira dos Andes, Explorador 2 – Ponta dos Seixas – Brasil, Explorador 3 – Planalto Atlântico e descera da Serra do Mar,  Explorador 4 – Norte do Canadá – Inicio da planície central canadense.

b) Em direção ao sudoeste da América do Norte.

c) Para a direção Leste.

 

3-      a) A e E.

b) leite.

c) Os personagens B e D, O B esta no cinturão pecuário, onde são fabricados tecidos e produção aeroespacial... O D esta no cinturão do algodão, que se destaca pela petroquímica de alta tecnologia.

 

4-      a) São, aproximadas e respectivamente, 40ºN e 23ºN.

b) Chicago, no verão 23,5ºC e no inverno -5,5ºC; Miami, no verão é de 28,5ºC e no inverno 20ºC.

c) A latitude: Chicago encontra-se em maior latitude que Miami.

 

5-      a) Em Buenos Aires, no final de dezembro a final de março, em Ottawa no Norte, no final de junho a final de setembro.

b) Estão localizadas em hemisférios diferentes, Ottawa no Norte e Buenos Aires no Sul.

 

7 – a) Nos EUA – 1,6% e no Brasil 9,9%.

b) Com a mecanização garante maior produtividade e menor mão de obra.


Correção das atividades dos Percursos 13 e 14 - 7º ano

Questionários dos percursos 13 e 14

Atividades:

Pag. 132 e 133

Questões: 1,2,3,4,6,7 e 9.

 

1-      Por causa das facilidades de transporte e comunicação oferecida pelos rios, já que se trata de uma região amplamente coberta vegetal e de difícil acesso por estradas.

2-      a) O extrativismo do látex e da castanha-do-pará.

b) Construção dos Portos de Belém e Manaus, com construções de teatros, bibliotecas, mercados, implantação de bondes, energia elétrica...

 

3-      A criação da Sudam, implantação de rodovias, criação da Zona Franca de Manaus, implantação do Projeto Carajás...

4-       a) Pico da Neblina.

b) 2,996 metros.

c) Localiza-se no Norte do estado do Amazonas com fronteira com a Venezuela.

 

6 – a) Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima e Rondônia.

b) Rondônia, Tocantins e Pará.

 

7- a) Na Depressão da Amazônia Ocidental.

b) Hidroviário.


9 – a) Turismo.

b) Tem que ser montada uma infraestrutura que não agride o meio ambiente, preocupar-se com as comunidades locais, inserir projetos turísticos...

 


Correções de atividades do Percurso 13 e 14 - 6º Ano

Questionários dos percursos 13 e 14

Questões: 1,2,3,5,7,8 e 10.

 

1-     1- Tempo atmosférico é a combinação passageiro dos elementos do clima, enquanto clima é a sucessão habitual ou duradoura dos tipos de tempos atmosféricos.

 

2-     2-  Porque existem distintos elementos do clima, que variam de localidade para outra da Terra, em virtude de fatores astronômicos e meteorológicos,

 

3-      3- Os principais fatores são: latitude, altitude, maritimidade, continentalidade, vegetação, correntes marítimas, solo e relevo.

 

5 – a) Clima tropical semiárido, ocorre no Sertão nordestino.

b) Clima subtropical úmido, que abrange os estados do Sul do país.

 

7- a) Aracaju esta mais próximo do Equador do que a cidade de Florianópolis, por isso recebe mais raios solares e média térmicas mais altas, já Florianópolis tem médias térmicas menores.

b) A cidade de Cuiabá, no interior do Brasil, tem maior amplitude térmica que Vitória, localizada no litoral. Por causa das diferentes velocidades de absorção e irradiação do calor solar sobre as águas e pelas terras emersas.

 

8 – Entre os fatores geográficos responsáveis pelas baixas temperaturas, esta a questão da altitude, a cidade esta acima de 1600 m de altitude.

 

10- a) A intensidade da radiação solar é maior em pontos mais próximos do Equador, por conta da inclinação da Terra.

b) Localidade mais próxima do litoral tem amplitudes térmicas menores, isso ocorre porque os oceanos e mares absorvem menos raios solares do que em regiões de grandes porções de terras.


Percursos 15 e 16 - EUA e Canadá: características econômicas e populacionais.



Geografia – 07 de agosto de 2020

Percurso 15 – EUA: população e megalópoles  - Pg. 138

Neste percurso iremos estudar algumas características populacionais dos Estados Unidos.

- Distribuição populacional

- 324 milhões de habitantes – 3º mais populoso

- baixa densidade demográfica – 33,2 hab./km² - irregular

- maior concentração – Leste e do Grande Lagos – Chicago, Nova Iorque, Boston e Washington.

- Sentido Oeste – população vai diminuindo – por conta mecanização, criação de gado, Montanhas Rochosas e região de deserto.

- Concentração populacional na região do litoral Oeste entre as cidades de Los Angeles, São Francisco e mais ao norte em Seattle.

- Região do Alasca – povoação escassa – 1 hab./km².

- Podemos observar na figura 23 –pag. 138

-Espaço urbano – megalópoles

- 40 aglomerações acima de 1 milhão de habitantes

- criando corredores urbanos – megalópoles

- Podemos então observar na figura 23 na pag. 139

*Boswash – Nordeste

- Nova Iorque  - maior cidade

- 700 km de comprimento – Boston até Washington

- 50 milhões de habitantes

- Grande diversidade industrial, centro financeiro do país.

*Chipitts – Grandes Lagos

- Localizada na região dos Grandes Lagos.

- Chicago é a principal cidade – notório centro comercial e financeiro.

*Sansan: Costa Oeste

- Estende desde San Diego até São Francisco

- Segunda maior megalópole dos EUA.

- Los Angeles a maior cidade.

- Vale do Silício

-Grande polo tecnológico da megalópole da Sansan.

-Localizada ao entorno da baia de São Francisco.

- EUA: a imigração

- EUA – país que mais recebe imigrante.

- 1930 – 1940 – baixa imigração – crise econômica, leis mais rígidas.

- Meados do Séc. XX – cresce – entrada de latino-americanos e asiáticos.

- 11 de setembro de 2001 – controle da imigração – 2017 –Donald Trump – intensificaram ainda mais.

-Racismo e a Lei dos Direitos Civis

- Marcada por conflitos entre brancos e negros.

- 1865- abolição da escravatura – não garantiram direitos civis aos negros.

- 1965 – proclamação da Lei dos Direitos Civis – estendeu todos os direitos para os cidadãos nascidos nos EUA.

- Pastor Martin Luther King – grande destaque pela luta negra

- 2009 – empossou o primeiro presidente negro americano – Barack Obama.

-Segregação, discriminação e pobreza.

- Guetos – destacam na segregação

- Podemos observar na figura 29 –pag. 143

- Região central está as grandes empresas, regiões aos lados, estão os bairros marginalizados e industriais e no subúrbio os bairros residenciais.

 

Percurso 16 – Canadá: economia integrada ao Nafta – Pag. 146

Iremos então estudar os conceitos econômicos e populacional do Canadá ao Nafta.

-Canadá e os parceiros do Nafta.

- 1994 – entrou em vigor o Nafta – o Acordo de Livre-Comércio da América do Norte.

- Eliminar barreiras, favorecer investimentos e promover o respeito á propriedade intelectual.

- Existem disparidades socioeconômicas

- 22 trilhões de dólares – EUA, Canadá e México.

- 88% EUA, 7% Canadá e 5% pelo México.

- EUA e Canadá – tem os melhores índices de qualidade de vida em relação ao México.

- População do Canadá

- 9.984.670 km² - Segundo maior país em extensão

- 36 milhões de habitantes – 3,6 hab./km²

- Maior parte do território esta em altas latitudes – predomínio do clima polar.

- A população se concentra ao longo da fronteira com EUA –faixa de 160 km de largura e no Vale do Rio São Lourenço.

- Diversidade cultural e linguística

- Diversidade étnica – 2 são maiorias:

*os anglo-canadenses – 44%

*os franco-canadenses – 29%

*outros povos – 27% - povos nativos, imigrantes.

- Dois idiomas – Francês e Inglês

-Quebec – 80% - francesa

- Franceses e Ingleses colonizaram o território Canadense

- Colônias Francesas – Quebec (1608) e Montreal (1642).

- Fim da Guerra dos Setes Anos – a França teve que entregar todos os territórios á Inglaterra.

- Quebec – tem grande movimento separatista para se tornar um país livre.

-Panorama econômico

- Grande potencial natural – Hidrelétrico, mineral e recursos energéticos (carvão e petróleo)
- 60% energia provém de Hidrelétricas.

- Economia bastante diversificada – como podemos ver na figura 34 da pag. 149.

*Concentração industrial

- Região Sudeste – Grandes Lagos e no Vale do Rio São Lourenço.

- Um eficiente meio de transportes – ferrovias, rodovias, hidrovia e aeroportuária.

- Vancouver – siderúrgicas, metalúrgicas, celulose.

- Central – Indústrias secundárias – processamento alimentício e recursos naturais.

* Extração de madeira e indústria de papel

-Setor de papel e embalagens – são de grande importância.

-Extração de matas nativas - florestas boreais (coníferas)

-Reflorestamento continua.

* Atividade agropecuária

- Elevada mecanização e emprego de tecnologias avançadas

- 3 regiões agropecuárias

- Grandes Lagos e do Vale do Rio São Lourenço.

* Policultura (cereais, frutas, hortaliças...) e a pecuária intensiva.

-Planícies Centrais

*10% dos cereais canadenses  - trigo, cevada.

* Oeste> pecuária de corte.

- Província de Columbia Britânica

*Produção agropecuária secundária

*Frutas e alguns cereais.

- Podemos ver na figura 36 da pagina 151.


Percurso 15 e 16 - Amazônia: conflitos e desenvolvimento sustentável



Geografia – 07 de agosto de 2020

Percurso 15 – Amazônia: conflitos, desmatamento e biodiversidade  -Pag. 134.

Neste percurso estaremos abordando os principais conflitos da Região Norte, como o desmatamento, conflitos fundiários...

-Entrada de capitais na Amazônia Legal

- 1974 – com fracasso de povoamento

-Mudanças das politicas, para entrada de capitais na área da agropecuária e mineral.

-Ocupando grandes áreas maiores que Estados brasileiros e até países – Projeto Jari – figura 22 pag. 134.

-Protagonismo Social

- Garimpeiros – perderam espaços para as grandes mineradoras.

- Trabalhador sem-terra – submissos á escravidão moderna

- Grupos indígenas perderam suas terras ou espera a demarcação.

- Grilagem e pistoleiros de terras.

-Desmatamento na Amazônia

- Expansão urbana, exploração madeireira e expansão do agronegócio.

- 1960 até os dias de hoje – 700.000 km² desmatados, ou seja,17% de sua cobertura.

*Arco do desmatamento

- Abrange desde o estado de Roraima e vai até o Maranhão, como podemos ver na figura 25 da pagina 136.

*Desmatamento e problemas ambientais

- Extinção de espécies vegetais e animais – endémicas

- Erosão do Solo

- Assoreamento dos rios

- Emissão de gases de efeitos estufas.

*Expansão da agropecuária

- Responsável por 75% das áreas desmatadas – criação de gado

- São feias campanhas contra a compra de gado destas áreas.

-Biodiversidade da Amazônia

- 20% da biodiversidade mundial

- 21 mil – espécies de vegetais –2500 de árvores – 1400 de peixes – 300 de mamíferos – 1300 de pássaros – milhares de insetos e micro-organismos.

- Endêmicas

- Poder farmacêutico.

-Biopirataria

- Roubos de animais, plantas e conhecimentos tradicionais – fins comerciais – sem consentimento do país de origem

- 2000 – Convenção da Biodiversidade.

- Foi assinado em 1999 – 160 países.

 

Percurso 16 – Amazônia: o desenvolvimento sustentável – Pag. 140

Iremos abordar diferente mecanismo para o desenvolvimento da Região Norte, considerando a sustentabilidade ecológica da região.

- ONG

-1950 á 1970 – grande desenvolvimento

- Crescimento populacional

- Aumento da exploração ambiental.

- Surgiram então os ambientalistas – ONGs – Organizações não governamentais.

- Cada ONG – tem um projeto diferente ou características próprias.

-Desenvolvimento ecologicamente sustentável

-Atuação das ONGs – conscientização social

- 1972 – ONU – 1ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano – Estocolmo-Suécia.

- Desenvolvimento ecologicamente sustentável

- Criação de leis mais apertadas

- Desenvolvimento sustentável na Amazônia

- Solo – altamente arenoso – leve camada de nutriente – húmus

- Retirar a vegetação – tem a possibilidade de criar um grande deserto

- Muitas empresas e comunidades já empregam a prática de sustentabilidade na região.

- Extrativismo de castanha-do-pará, açaí, palmitos...

-Reservas Extrativistas

- Década de 1970 – com o crescimento do povoamento

- Seringueiros, catadores de castanha – foram expulsos da região onde praticavam o extrativismo.

- Prensaram o governo – Criação de Reservas de extrativismo

- Como podemos observar na figura 31 da pag. 142

- Líder Sindical – Chico Mendes – assassinado em 1988.

- 7 de março de 1990  -criado primeira reserva pelo poder público – Xapuri – AC.


As Cidades e suas funções

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