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Radio Faveni-Guarantã do norte
sexta-feira, 14 de agosto de 2020
quinta-feira, 13 de agosto de 2020
Per. 17 e 18 - Ásia: diversidade cultural e espaços físicos
Áudio aulas: https://www.spreaker.com/episode/40282752
Geografia
– 14 de agosto de 2020
Unidade 5 – Ásia: diversidade física, cultural e
conflito
Per.
17 – Ásia: diversidade física, uso da terra e regionalização – Pag. 144
-Meio Natural
-45 países – 45 milhões de km² - 30% área mundial
-Grandes diversidades naturais.
-Clima
-Estende desde regiões de altas latitudes– baixa latitudes
-Vai desde o clima polar até o clima equatorial.
-Vegetação
-Grandes diversidades – desde: tundra, pradaria e
floresta equatorial.
-Figura – 4 – pag. 145
-Relevo
-Grandes diversidades.
-Maior parte coberto por Planaltos – Planalto de
Pamir e do Tibete – acima dos 3,500m de altitude.
-Grandes planícies – Sibéria e da Indo-gangética.
-Grandes cadeias de montanhas – Cordilheira do
Himalaia
-Depressões absolutas – Direção ao Mar Aral, Mar
Cáspio e do Mar Morto (-395m do nível do mar)
-Penínsulas
e Ilhas
-Litoral bastante recortado – Várias penínsulas –
Arábia, Indochina e a Anatólia
-Grandes quantidades de ilhas e arquipélagos.
-Indonésia – 13,700 ilhas
-Filipinas – 7,000 ilhas
-Japão – 3,000 ilhas
-Meio
Ambiente
-Questão do Mar de Aral
-Desviado a água – irrigação – reduzindo o mar –
pequenos lagos
Per.
18 - O Colonialismo e o imperialismo na
Ásia – Pag. 152
-Fim do Sec. XV – expansionismo marítimo
-Criadas Feitorias – questões comerciais
-Sec. XVIII – finalidade comercial
-Entre o Sec. XIX – EUA, Japão e URSS.
-Iniciou-se conquistas territoriais – colônias e
possessões
-Dividido entre os Europeus, Japoneses e Russos.
-Fig. 14 – Pag. 153 – Imperialismo
-Descolonização
-400 anos – Só no Sec. XX
-Desfragmentação
-Fim da 2ª Guerra Mundial
Atividades pag. 156 e 157
Questões – 1,2,6,7 e 8.
Per. 17 e 18 - América países emergentes
Áudio aula: https://www.spreaker.com/episode/40282606
Geografia
– 14 de agosto de 2020
Unidade 5 – América: países emergentes
Per.
17 – México, Argentina e Brasil: industrialização e população – Pag. 158
-64,5%
PIB
-Figura 1- pag. 158 – PIB dos países
-Industrialização
-Ocorreu
mais tarde – que o EUA e Europa
-Fim da 2ª Guerra Mundial – 1950 – Bipolarização
-Investimentos Capitalistas – América Latina. Ásia e
África.
-Economias se internacionalizaram – empresas
nacionais (modernizar ou vender)
-Diversificação
econômica
-As maiores economias latino-americanas – diversificadas
-Parceiros
econômicos
-México – EUA
-Brasil e Argentina – EUA e China
-Desigualdades
sociais
-Grandes questões sociais – desigualdade
-Cidades inchadas, setorização de classes sociais.
-México
-123 milhões de habitantes – 75% - moram no Planalto
Mexicano
-Cidade do México – maior metrópole – 21 milhões de
habitantes – 17% da população
-Nasceu sobre a capital Asteca – Tenochtitlan
-Grandes contrastes sociais – poluição atmosférica
-Argentina
-5 regiões (Cordilheiras dos Andes, Grande Chaco, Mesopotâmia,
Pampas e Patagônia.
-44 milhões habitantes – 15,6 hab./km²
-66% População – Pampas – Clima mais temperado e de
planície
-Buenos Aires – 16 milhões de habitantes –
Metropolitana
-Patagônia – 5% da população
Percurso
18 – México, Argentina e Brasil: indústrias – Pag. 166
-México
-Regiões
industriais – Cidade do México – Guadalajara e Monclova – principais
-Industrias diversificadas
-Industrias
maquiladoras
-Zona Franca – Divisa com os Estados Unidos
-Industrias de capital estados-unidensses
-Voltado para o mercado americano.
-Argentina
-Regiões industriais – Buenos Aires – Corredor
sentido – Córdoba e Santa Fé
-Diversidade industrial.
-Brasil
-Regiões industriais – Sudeste
-Polígono industrial – São Paulo, Rio de Janeiro e
Minas Gerais.
-Instalaram – mercado consumidor – infraestrutura (ferrovias,
rodovias e portuárias)
-Capitais disponíveis – monopólio do café
-Distribuição
-Existe uma distribuição das indústrias pelo Brasil
– não proporcional
-Fig. 15 – pag. 168
-Indústria no
PIB do Brasil
-2017- 21,5% do PIB
-Sendo que:
*SP – 38,1%, MG – 9,6% e RJ – 6% das indústrias do Brasil
-Indústria e
emprego
-SP – 32,5%, MG – 10,4% e RJ – 4,9% e outras regiões
– 51,8%
-Mão de obra qualificada
-41,5% - centros de pesquisas – região Sudeste.
Per. 17 e 18 - Região Nordeste
Áudio aula: https://www.spreaker.com/episode/40281632
Geografia
– 14 de agosto de 2020
Unidade 5 – Região Nordeste
Per.
17 – Região Nordeste: o meio natural e a Zona da Mata – Pag. 150
-Diversidade
-Primeira
região – Portugueses
-2017 – 57 milhões de habitantes
-Grande diversidade natural
*Litoral úmido, clima seco (caatinga) e a floresta
amazônica.
-Grandes diversidades de relevo – Fig. 2, pag. 151
-Grandes contrastes sociais.
-As sub-regiões nordestinas
-Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Meio-Norte.
-A Zona da
Mata
-Chamada de litoral oriental do nordeste
-Rio Grande do Norte até sul da Bahia.
-Clima tropical litorâneo úmido
-Média 24ºC – 26ºC – precipitação de entorno – 1200
mm
-Influência das massas oceânicas.
-Relevo formado por planícies – Figura 7.
-Zona da Mata: as metrópoles
-Sub-regiões – situa as principais cidades – 2
metrópoles – Salvador e Recife
-Influencia no espaço nordestino
-Aspectos
gerais econômicos
-3 espaços – Zona açucareira, Zona cacaueira e o
Recôncavo Baiano.
-Zona
Açucareira
-Vai desde o RN até Salvador.
-Latifúndios monocultores – Cana-de-açúcar
-Regiões urbanas e industriais – Recife e Salvador.
-Zona
Cacaueira
-Sul da Bahia – baseada na produção de cacau
-Ilhéus – Turismo e indústria de eletrodoméstico
-Recôncavo
Baiano
-Entorno de Salvador
-Produtor de Tabaco
-Importante complexo de indústria petroleira
Percurso
18 – O Agreste – Pag. 158
-Localização
e condições naturais
-Entre a Zona da Mata – Sertão
-Diversidade de paisagens
-Pequenas áreas de floresta úmida – Resto da
Floresta Atlântica
-Caatinga – Seco
-Relevos – planaltos
*Planalto da Borborema
-Grande variedade climática
-Locais úmidos e frios – 800 mm – 18ºC
-Locais secos – 100 mm – 28ºC
-Cidades
do Agreste
-Povoado – pelos criadores de gado
-Cidades importantes – Campina Grande, Caruaru e
Feira de Santana
-Setor de serviços diversificado
-Agricultura – policultura, criação de gado.
-Alguns centros industriais.
Per. 17 e 18 - Os ciclos da água e o relevo
Áudio aula - https://www.spreaker.com/episode/40281531
Geografia – 14 de agosto de 2020
Unidade 5 – Ciclo da água e o relevo continental
-Ciclo da água/ciclo hidrológico
*Evaporação *Condensação *Precipitação *Infiltração
e escoamento
Per.
17 – O escoamento superficial da água – Pag. 132
-Precipitação (água, neve ou granito)
-3 destinos:
*Infiltra na Terra – podendo ser absorvida pelas
plantas – transpiração, ou pode ser armazenadas em depósitos subterrâneos.
*Evaporar – antes mesmo de chegar na terra,
retornando assim para a atmosfera.
*Escoa pela superfície da terra (coletadas pelos
rios, lagos, oceanos...)
-Escoamento
pode ocorrer:
*pela saturação do solo – ocorrendo – enxurradas,
torrentes e rios.
*Lixiviação – lava o solo – levando tudo para baixo.
-Mudanças
do relevo
-Natural
ou mudado pelo ser humano
-Quando não tem vegetação perto dos rios –
assoreamento
-Construções em locais de risco – desabamentos
-Assoreamento dos rios – pode ocorrer – alagamentos
-Mudanças do trajeto dos rios – ocorrer escoamento
não natural
Per.
18 – Os agentes externos e internos do relevo – Pag. 138
-Agentes
modeladores
-Modelar
– dar forma
-Pode ser internos ou externos
*Externa – parte exterior – chuvas, oceanos,
ventos...
*Interna – parte interior – tectonismo, terremotos e
vulcanismo.
-Intemperismo
-É
o conjunto de processos mecânicos, químicos ou biológicos que provocam a
degradação e a decomposição das rochas.
*Processos mecânicos – variação da temperatura
* Processos químicos – ligada as águas das chuvas,
ventos...
*Processos biológicos – quando os agentes são os
animais...
-Águas
correntes – enxurradas, torrentes, rios
-Ação dos
rios
-São cursos de águas – modelam a paisagem
-Esquema da fig. 8 – Pag. 140
-Superior – está a nascente do rio – geralmente
bastante escarpado e águas correntes.
-Média – mais tranquilo com bastante depósitos de
sedimentos.
-Inferior – localizado a foz do rio, quase no mesmo
nível do mar.
-Foz do rio pode ser:
*Delta ou Estuário
-Meandros
-Rios de planícies e de planaltos mais planos.
-Como podemos ver na fig. 11 – pag. 142
-Ação das
águas oceânicas
-Fig. 12 – pag. 142
-Erosões marítimas – falésias
-Ações construtivas – costas de acumulações
*Praias, *Restingas, *Tombolo
segunda-feira, 10 de agosto de 2020
Resposta das perguntas da Unidade 4 da apostila - 7º Anos
Primeira Semana
- 31 de julho de 2020
Unidade
4 – Percurso 13 – Região Norte: localização e meio natural – Pg. 114
Percurso
14 – Região Norte: a construção de espaços geográficos – Pg.124
Neste
percurso estaremos estudando a formação e localização da Região Norte. Além de
sua construção geográfica.
Atividades:
1- Entre os objetivos que
levaram o Governo Brasileiro a instalar a Zona Franca de Manaus, podemos citar:
a) A preocupação com as
fronteiras brasileiras na região Norte e a necessidade de garantir a ocupação
do território amazônico contra possíveis invasões norte-americanas.
b) O interesse de empresas
multinacionais em explorar os recursos naturais da Amazônia e consolidar a
região Norte como um polo de atração de empresas de pesquisas sobre as plantas
medicinais da Amazônia.
Correta c) Ampliar a ocupação do território da região Norte
por meio da atração de empresas nacionais e estrangeiras a partir de subsídios
fiscais, bem como estimular o comércio inter-regional e com as demais regiões
do país.
d) Atrair investimento
internacional para as questões da preservação da biodiversidade da Amazônia e
consolidar políticas de desenvolvimento sustentável na região Norte.
2-
(Cesgranrio-RJ) Apesar do predomínio da agro
manufatura açucareira na economia colonial brasileira, a pecuária e a extração
das "drogas do sertão" foram fundamentais. A esse respeito, podemos
afirmar que:
a) ocorreu uma grande
absorção da mão de obra escrava negra, particularmente na pecuária.
b) a presença do indígena
na extração das "drogas do sertão" foi essencial pelo conhecimento da
geografia da região Nordeste.
c) por serem atividades
complementares, a força de trabalho não se dedicava integralmente a elas.
Correta d) ambas foram responsáveis pelo processo de
interiorização do Brasil colonial.
e) possibilitaram o
surgimento de um mercado interno que se contrapunha às flutuações do comércio
internacional.
3- Apesar de ser a
maior Região do Brasil em extensão territorial, o Norte possui um contingente
populacional pequeno se comparado com outras Regiões do Brasil, apresentando
aproximadamente 4 habitantes por quilômetro quadrado, sendo, portanto, pouco
povoado. Marque a alternativa que representa essa relação entre população e
área.
a) População total
b) Taxa de crescimento populacional
Correta c)
Densidade demográfica
d) População absoluta
4- A população da Região Norte está distribuída de forma
desigual entre os estados que compõem esse complexo regional. Nesse sentido,
marque a alternativa que representa o estado mais populoso do Norte.
Correta a)
Pará
b) Amazonas
c) Tocantins
d) Rondônia
e) Roraima
5- (IBMEC) A Serra dos Carajás situa-se no município de
Marabá, na bacia do Rio Itacaiunas, a 550 km de Belém. Constitui uma anomalia
mineralógica por sua quantidade de recursos, que englobam grandes e variadas
jazidas minerais, exceto:
a) minério de ferro
b) manganês
c) bauxita
d) cobre
Correta e)
carvão mineral
6- (IFG)
A Bacia Amazônica localiza-se no norte do país, nasce na Cordilheira dos Andes,
entra no Brasil com o nome de rio Solimões e passa a se chamar rio Amazonas
quando recebe as águas do rio...
Assinale
a opção que completa essa afirmação.
a)
Purus
b)
Madeira
c)
Tapajós
d)
Xingu
Correta e) Negro
Segunda
Semana - 7 de agosto de 2020
Uni.
4 – Percurso 15 – Amazônia: conflitos, desmatamentos e biodiversidade –Pag. 134
Percurso
16 – Amazônia: o desenvolvimento sustentável – Pag. 140
Atividades:
1- (UNESP) Leia o texto abaixo e responda a questão a seguir.
“Mais de 12% da área original dessa vegetação já foram
destruídos devido a políticas governamentais inadequadas, modelos inapropriados
de ocupação do solo e à pressão econômica, que levou à ocupação desorganizada e
ao uso não sustentável dos recursos naturais. (...) As queimadas e o
desmatamento tornaram-se constantes. Até o ano de 2000 mais de 415 mil Km2
tinham sido desmatados. O total da área queimada foi 2,5 vezes maior. Em algumas
localidades, como Porto Velho (RO), os aeroportos chegaram a ser fechados
algumas vezes por causa da fumaça das queimadas.”
Com base nas informações apresentadas, pode-se dizer que
a devastação que ocorre no domínio vegetal, cujas características de ocupação
são destacadas no texto, deve-se sobretudo a (o):
a – Intensa exploração madeireira que se implantou em
seus domínios, atraída por incentivos fiscais que foram ofertados às empresas
que se instalassem no Meio Norte.
b – Ocorrência de queimadas naturais durante o longo
período de seca que ocorre nesse domínio do Centro-Oeste.
Correta
c – Modelo inapropriado de ocupação
econômica que foi implantado, nas últimas décadas, na Amazônia.
d – Excessiva ocupação de espécies xerófilas em seus
domínios, que são utilizadas, em larga escala, como matéria prima na indústria
farmacêutica.
e – Ausência nessa paisagem vegetal de espécies
hidrófilas, o que favorece a ocorrência de queimadas em seus domínios.
2-
Unifesp – O Sivam foi introduzido na Amazônia para:
a – Substituir a Sudam, que foi extinta por denúncias de
corrupção.
b – Controlar queimadas, utilizando técnicas
desenvolvidas pelos povos indígenas.
Correta
c – Monitorar a região, a partir de um sofisticado sistema que integra
satélites e aviões.
d – Integrar a região à economia de mercado, contando com
financiamento do Banco Mundial.
e – Delimitar Unidades de Conservação, impedindo que as
mudanças do Código Florestal permitissem a ampliação do desmatamento.
3- Observe a tirinha a seguir de Maurício de Souza:
O desmatamento e o progresso
Na tirinha, apresenta-se uma crítica à noção de progresso
vinculada:
a) à ideia de sustentabilidade e suas consequências.
b) ao conceito de expansão florestal desordenada.
c) à adoção continuada do reflorestamento progressivo.
Correta
d) à ausência de uma política de
desenvolvimento sustentável.
e) ao ideário de que a vegetação resiste ao avanço das
atividades humanas.
4- “A nova fronteira agrícola conhecida como Matopiba,
que compreende as regiões produtoras dos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí
e Bahia, vem se destacando no mercado de grãos no Brasil. O clima estável, com
regime de chuvas equilibrado, e a topografia plana do solo, característica do
bioma Cerrado, são apontados pelo gerente de Levantamento e Acompanhamento de
Safras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Carlos Bestétti, como
pontos favoráveis ao desempenho da região (…).
'As boas perspectivas da região apontam para uma
crescente produção nos próximos anos, devido à grande área de Cerrado que, sem
desobedecer à legislação ambiental, possibilita avançar para
novos polos produtivos', destaca o coordenador” (…).
Globo Rural Online, 17 fev. 2011. Disponível em:
http://revistagloborural.globo.com. Acesso: 29 maio 2015 (com adaptações).
A região de fronteira agrícola conhecida como Matopiba
tem como características de produção:
a) mão de obra abundante, agricultura extensiva, ausência
de conflitos
Correta
b) mecanização, produção intensiva, terras amplas e baratas
c) produtividade em baixa, agricultura itinerante, alto
preço do solo
d) solos favoráveis, agricultura mecanizada,
predominância de minifúndios
e) ausência de mão de obra, agricultura orgânica, uso de
biotecnologia
5- Atividade 7 do livro
pagina 144.
a) R: Nas áreas desmatadas, isso se da por conta do avanço da fronteira da agropecuária em direção da floresta.
b) R: O desmatamento esta ligado ás mudanças climáticas e os problemas na agricultura que pode alcançar o país e o mundo.
c) R: Distribuição do desmatamento e instalação de frigoríficos.
As Cidades e suas funções
Aula dirigida para as turmas de 2º Ano Aula de Geografia Temas: -Idade Antiga; -Idade Média e Renascimento; -Cidades e Indústria Séc. XVI...

-
R espostas das Atividades do 7º Anos – Atividades do Livro de Geografia – Expedições Geográficas Páginas 38 e 39 1- ...
-
Geografia – 21 de agosto de 2020 Per. 19 - Agropecuária no México, na Argentina e no Brasil – Pg. 172 -2016 – proporção do PIB *Mé...
-
- Crescimento populacional - Séc XVIII – houve crescimento moderado, por conta de guerras e epidemias. - Séc XIX – com o crescimento da ...