Total de visualizações de página

Radio Faveni-Guarantã do norte

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Simulado - Unidade 4 e 5 - 7º Ano

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Simulado Unidade 4 e 5 - 6º ano

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

Per. 17 e 18 - Ásia: diversidade cultural e espaços físicos

 Ásia: mapa, países e regiões, dados gerais - Brasil Escola

Áudio aulas: https://www.spreaker.com/episode/40282752

Geografia – 14 de agosto de 2020

Unidade 5 – Ásia: diversidade física, cultural e conflito

Per. 17 – Ásia: diversidade física, uso da terra e regionalização – Pag. 144

-Meio Natural

-45 países – 45 milhões de km² - 30% área mundial

-Grandes diversidades naturais.

-Clima

-Estende desde regiões de altas latitudes– baixa latitudes

-Vai desde o clima polar até o clima equatorial.

-Vegetação

-Grandes diversidades – desde: tundra, pradaria e floresta equatorial.

-Figura – 4 – pag. 145

-Relevo

-Grandes diversidades.

-Maior parte coberto por Planaltos – Planalto de Pamir e do Tibete – acima dos 3,500m de altitude.

-Grandes planícies – Sibéria e da Indo-gangética.

-Grandes cadeias de montanhas – Cordilheira do Himalaia

-Depressões absolutas – Direção ao Mar Aral, Mar Cáspio e do Mar Morto (-395m do nível do mar)

-Penínsulas e Ilhas

-Litoral bastante recortado – Várias penínsulas – Arábia, Indochina e a Anatólia

-Grandes quantidades de ilhas e arquipélagos.

-Indonésia – 13,700 ilhas

-Filipinas – 7,000 ilhas

-Japão – 3,000 ilhas

-Meio Ambiente

-Questão do Mar de Aral

-Desviado a água – irrigação – reduzindo o mar – pequenos lagos

 

 

 

Per. 18 -  O Colonialismo e o imperialismo na Ásia – Pag. 152

-Fim do Sec. XV – expansionismo marítimo

-Criadas Feitorias – questões comerciais

-Sec. XVIII – finalidade comercial

-Entre o Sec. XIX – EUA, Japão e URSS.

-Iniciou-se conquistas territoriais – colônias e possessões

-Dividido entre os Europeus, Japoneses e Russos.

-Fig. 14 – Pag. 153 – Imperialismo

-Descolonização

-400 anos – Só no Sec. XX

-Desfragmentação

-Fim da 2ª Guerra Mundial

 

Atividades pag. 156 e 157

Questões – 1,2,6,7 e 8.

Per. 17 e 18 - América países emergentes

 Democracia & Política: ARGENTINA, BRASIL E MÉXICO: VICISSITUDES E ...


Áudio aula: https://www.spreaker.com/episode/40282606

Geografia – 14 de agosto de 2020

Unidade 5 – América: países emergentes

Per. 17 – México, Argentina e Brasil: industrialização e população – Pag. 158

-64,5% PIB

-Figura 1- pag. 158 – PIB dos países

-Industrialização

-Ocorreu mais tarde – que o EUA e Europa

-Fim da 2ª Guerra Mundial – 1950 – Bipolarização

-Investimentos Capitalistas – América Latina. Ásia e África.

-Economias se internacionalizaram – empresas nacionais (modernizar ou vender)

-Diversificação econômica

-As maiores economias latino-americanas – diversificadas

-Parceiros econômicos

 -México – EUA

-Brasil e Argentina – EUA e China

-Desigualdades sociais

-Grandes questões sociais – desigualdade

-Cidades inchadas, setorização de classes sociais.

-México

-123 milhões de habitantes – 75% - moram no Planalto Mexicano

-Cidade do México – maior metrópole – 21 milhões de habitantes – 17% da população

-Nasceu sobre a capital Asteca – Tenochtitlan

-Grandes contrastes sociais – poluição atmosférica

-Argentina

-5 regiões (Cordilheiras dos Andes, Grande Chaco, Mesopotâmia, Pampas e Patagônia.

-44 milhões habitantes – 15,6 hab./km²

-66% População – Pampas – Clima mais temperado e de planície

-Buenos Aires – 16 milhões de habitantes – Metropolitana

-Patagônia – 5% da população

 

Percurso 18 – México, Argentina e Brasil: indústrias – Pag. 166

-México

-Regiões industriais – Cidade do México – Guadalajara e Monclova – principais

-Industrias diversificadas

-Industrias maquiladoras

-Zona Franca – Divisa com os Estados Unidos

-Industrias de capital estados-unidensses

-Voltado para o mercado americano.

-Argentina

-Regiões industriais – Buenos Aires – Corredor sentido – Córdoba e Santa Fé

-Diversidade industrial.

-Brasil

-Regiões industriais – Sudeste

-Polígono industrial – São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

-Instalaram – mercado consumidor – infraestrutura (ferrovias, rodovias e portuárias)

-Capitais disponíveis – monopólio do café

-Distribuição

-Existe uma distribuição das indústrias pelo Brasil – não proporcional

-Fig. 15 – pag. 168

-Indústria no PIB do Brasil

-2017- 21,5% do PIB

-Sendo que:
*SP – 38,1%, MG – 9,6% e RJ – 6% das indústrias do Brasil

-Indústria e emprego

-SP – 32,5%, MG – 10,4% e RJ – 4,9% e outras regiões – 51,8%

-Mão de obra qualificada

-41,5% - centros de pesquisas – região Sudeste.


Per. 17 e 18 - Região Nordeste

 Geografia e Informação: Região Nordeste

Áudio aula: https://www.spreaker.com/episode/40281632

Geografia – 14 de agosto de 2020

Unidade 5 – Região Nordeste

Per. 17 – Região Nordeste: o meio natural e a Zona da Mata – Pag. 150

-Diversidade

-Primeira região – Portugueses

-2017 – 57 milhões de habitantes

-Grande diversidade natural

*Litoral úmido, clima seco (caatinga) e a floresta amazônica.

-Grandes diversidades de relevo – Fig. 2, pag. 151

-Grandes contrastes sociais.

-As sub-regiões nordestinas

-Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Meio-Norte.

-A Zona da Mata

-Chamada de litoral oriental do nordeste

-Rio Grande do Norte até sul da Bahia.

-Clima tropical litorâneo úmido

-Média 24ºC – 26ºC – precipitação de entorno – 1200 mm

-Influência das massas oceânicas.

-Relevo formado por planícies – Figura 7.

-Zona da Mata: as metrópoles

-Sub-regiões – situa as principais cidades – 2 metrópoles – Salvador e Recife

-Influencia no espaço nordestino

-Aspectos gerais econômicos

-3 espaços – Zona açucareira, Zona cacaueira e o Recôncavo Baiano.

-Zona Açucareira

-Vai desde o RN até Salvador.

-Latifúndios monocultores – Cana-de-açúcar

-Regiões urbanas e industriais – Recife e Salvador.

-Zona Cacaueira

-Sul da Bahia – baseada na produção de cacau

-Ilhéus – Turismo e indústria de eletrodoméstico

-Recôncavo Baiano

-Entorno de Salvador

-Produtor de Tabaco

-Importante complexo de indústria petroleira

 

Percurso 18 – O Agreste – Pag. 158

-Localização e condições naturais

-Entre a Zona da Mata – Sertão

-Diversidade de paisagens

-Pequenas áreas de floresta úmida – Resto da Floresta Atlântica

-Caatinga – Seco

-Relevos – planaltos

*Planalto da Borborema

-Grande variedade climática

-Locais úmidos e frios – 800 mm – 18ºC

-Locais secos – 100 mm – 28ºC

-Cidades do Agreste

-Povoado – pelos criadores de gado

-Cidades importantes – Campina Grande, Caruaru e Feira de Santana

-Setor de serviços diversificado

-Agricultura – policultura, criação de gado.

-Alguns centros industriais.

 

Per. 17 e 18 - Os ciclos da água e o relevo



Ciclo da água - Brasil Escola

Áudio aula - https://www.spreaker.com/episode/40281531

Geografia – 14 de agosto de 2020

Unidade 5 – Ciclo da água e o relevo continental

-Ciclo da água/ciclo hidrológico

*Evaporação *Condensação *Precipitação *Infiltração e escoamento

Per. 17 – O escoamento superficial da água – Pag. 132

-Precipitação (água, neve ou granito)

-3 destinos:

*Infiltra na Terra – podendo ser absorvida pelas plantas – transpiração, ou pode ser armazenadas em depósitos subterrâneos.

*Evaporar – antes mesmo de chegar na terra, retornando assim para a atmosfera.

*Escoa pela superfície da terra (coletadas pelos rios, lagos, oceanos...)

-Escoamento pode ocorrer:

*pela saturação do solo – ocorrendo – enxurradas, torrentes e rios.

*Lixiviação – lava o solo – levando tudo para baixo.

-Mudanças do relevo

-Natural ou mudado pelo ser humano

-Quando não tem vegetação perto dos rios – assoreamento

-Construções em locais de risco – desabamentos

-Assoreamento dos rios – pode ocorrer – alagamentos

-Mudanças do trajeto dos rios – ocorrer escoamento não natural

 

Per. 18 – Os agentes externos e internos do relevo – Pag. 138

-Agentes modeladores

-Modelar – dar forma

-Pode ser internos ou externos

*Externa – parte exterior – chuvas, oceanos, ventos...

*Interna – parte interior – tectonismo, terremotos e vulcanismo.

-Intemperismo

-É o conjunto de processos mecânicos, químicos ou biológicos que provocam a degradação e a decomposição das rochas.

*Processos mecânicos – variação da temperatura

* Processos químicos – ligada as águas das chuvas, ventos...

*Processos biológicos – quando os agentes são os animais...

-Águas correntes – enxurradas, torrentes, rios

-Ação dos rios

-São cursos de águas – modelam a paisagem

-Esquema da fig. 8 – Pag. 140

-Superior – está a nascente do rio – geralmente bastante escarpado e águas correntes.

-Média – mais tranquilo com bastante depósitos de sedimentos.

-Inferior – localizado a foz do rio, quase no mesmo nível do mar.

-Foz do rio pode ser:

*Delta ou Estuário

-Meandros

-Rios de planícies e de planaltos mais planos.

-Como podemos ver na fig. 11 – pag. 142

-Ação das águas oceânicas

-Fig. 12 – pag. 142

-Erosões marítimas – falésias

-Ações construtivas – costas de acumulações

*Praias, *Restingas, *Tombolo

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Resposta das perguntas da Unidade 4 da apostila - 7º Anos

Primeira Semana - 31 de julho de 2020

Unidade 4 – Percurso 13 – Região Norte: localização e meio natural – Pg. 114

Percurso 14 – Região Norte: a construção de espaços geográficos – Pg.124

Neste percurso estaremos estudando a formação e localização da Região Norte. Além de sua construção geográfica.

 

Atividades:

1- Entre os objetivos que levaram o Governo Brasileiro a instalar a Zona Franca de Manaus, podemos citar:

a) A preocupação com as fronteiras brasileiras na região Norte e a necessidade de garantir a ocupação do território amazônico contra possíveis invasões norte-americanas.

b) O interesse de empresas multinacionais em explorar os recursos naturais da Amazônia e consolidar a região Norte como um polo de atração de empresas de pesquisas sobre as plantas medicinais da Amazônia.

Correta c) Ampliar a ocupação do território da região Norte por meio da atração de empresas nacionais e estrangeiras a partir de subsídios fiscais, bem como estimular o comércio inter-regional e com as demais regiões do país.

d) Atrair investimento internacional para as questões da preservação da biodiversidade da Amazônia e consolidar políticas de desenvolvimento sustentável na região Norte.

 

2- (Cesgranrio-RJ) Apesar do predomínio da agro manufatura açucareira na economia colonial brasileira, a pecuária e a extração das "drogas do sertão" foram fundamentais. A esse respeito, podemos afirmar que:

a) ocorreu uma grande absorção da mão de obra escrava negra, particularmente na pecuária.

b) a presença do indígena na extração das "drogas do sertão" foi essencial pelo conhecimento da geografia da região Nordeste.

c) por serem atividades complementares, a força de trabalho não se dedicava integralmente a elas.

Correta d) ambas foram responsáveis pelo processo de interiorização do Brasil colonial.

e) possibilitaram o surgimento de um mercado interno que se contrapunha às flutuações do comércio internacional.

 

3- Apesar de ser a maior Região do Brasil em extensão territorial, o Norte possui um contingente populacional pequeno se comparado com outras Regiões do Brasil, apresentando aproximadamente 4 habitantes por quilômetro quadrado, sendo, portanto, pouco povoado. Marque a alternativa que representa essa relação entre população e área.

a) População total

b) Taxa de crescimento populacional

Correta c) Densidade demográfica

d) População absoluta

 

4- A população da Região Norte está distribuída de forma desigual entre os estados que compõem esse complexo regional. Nesse sentido, marque a alternativa que representa o estado mais populoso do Norte.

Correta a) Pará

b) Amazonas

c) Tocantins

d) Rondônia

e) Roraima

 

5- (IBMEC) A Serra dos Carajás situa-se no município de Marabá, na bacia do Rio Itacaiunas, a 550 km de Belém. Constitui uma anomalia mineralógica por sua quantidade de recursos, que englobam grandes e variadas jazidas minerais, exceto:

a) minério de ferro

b) manganês

c) bauxita

d) cobre

Correta e) carvão mineral

 

6- (IFG) A Bacia Amazônica localiza-se no norte do país, nasce na Cordilheira dos Andes, entra no Brasil com o nome de rio Solimões e passa a se chamar rio Amazonas quando recebe as águas do rio...

Assinale a opção que completa essa afirmação.

a) Purus

b) Madeira

c) Tapajós

d) Xingu

Correta e) Negro

 

Segunda Semana  - 7 de agosto de 2020

Uni. 4 – Percurso 15 – Amazônia: conflitos, desmatamentos e biodiversidade –Pag. 134

Percurso 16 – Amazônia: o desenvolvimento sustentável – Pag. 140

 

Atividades:
1- (UNESP) Leia o texto abaixo e responda a questão a seguir.

“Mais de 12% da área original dessa vegetação já foram destruídos devido a políticas governamentais inadequadas, modelos inapropriados de ocupação do solo e à pressão econômica, que levou à ocupação desorganizada e ao uso não sustentável dos recursos naturais. (...) As queimadas e o desmatamento tornaram-se constantes. Até o ano de 2000 mais de 415 mil Km2 tinham sido desmatados. O total da área queimada foi 2,5 vezes maior. Em algumas localidades, como Porto Velho (RO), os aeroportos chegaram a ser fechados algumas vezes por causa da fumaça das queimadas.”

Com base nas informações apresentadas, pode-se dizer que a devastação que ocorre no domínio vegetal, cujas características de ocupação são destacadas no texto, deve-se sobretudo a (o):

a – Intensa exploração madeireira que se implantou em seus domínios, atraída por incentivos fiscais que foram ofertados às empresas que se instalassem no Meio Norte.

b – Ocorrência de queimadas naturais durante o longo período de seca que ocorre nesse domínio do Centro-Oeste.

Correta  c – Modelo inapropriado de ocupação econômica que foi implantado, nas últimas décadas, na Amazônia.

d – Excessiva ocupação de espécies xerófilas em seus domínios, que são utilizadas, em larga escala, como matéria prima na indústria farmacêutica.

e – Ausência nessa paisagem vegetal de espécies hidrófilas, o que favorece a ocorrência de queimadas em seus domínios.

 

2- Unifesp – O Sivam foi introduzido na Amazônia para:

a – Substituir a Sudam, que foi extinta por denúncias de corrupção.

b – Controlar queimadas, utilizando técnicas desenvolvidas pelos povos indígenas.

Correta c – Monitorar a região, a partir de um sofisticado sistema que integra satélites e aviões.

d – Integrar a região à economia de mercado, contando com financiamento do Banco Mundial.

e – Delimitar Unidades de Conservação, impedindo que as mudanças do Código Florestal permitissem a ampliação do desmatamento.

 

3- Observe a tirinha a seguir de Maurício de Souza:


O desmatamento e o progresso

Na tirinha, apresenta-se uma crítica à noção de progresso vinculada:

a) à ideia de sustentabilidade e suas consequências.

b) ao conceito de expansão florestal desordenada.

c) à adoção continuada do reflorestamento progressivo.

Correta  d) à ausência de uma política de desenvolvimento sustentável.

e) ao ideário de que a vegetação resiste ao avanço das atividades humanas.

 

4- “A nova fronteira agrícola conhecida como Matopiba, que compreende as regiões produtoras dos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, vem se destacando no mercado de grãos no Brasil. O clima estável, com regime de chuvas equilibrado, e a topografia plana do solo, característica do bioma Cerrado, são apontados pelo gerente de Levantamento e Acompanhamento de Safras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Carlos Bestétti, como pontos favoráveis ao desempenho da região (…).

'As boas perspectivas da região apontam para uma crescente produção nos próximos anos, devido à grande área de Cerrado que, sem desobedecer à legislação ambiental, possibilita avançar para novos polos produtivos', destaca o coordenador” (…).

Globo Rural Online, 17 fev. 2011. Disponível em: http://revistagloborural.globo.com. Acesso: 29 maio 2015 (com adaptações).

A região de fronteira agrícola conhecida como Matopiba tem como características de produção:

a) mão de obra abundante, agricultura extensiva, ausência de conflitos

Correta b) mecanização, produção intensiva, terras amplas e baratas

c) produtividade em baixa, agricultura itinerante, alto preço do solo

d) solos favoráveis, agricultura mecanizada, predominância de minifúndios

e) ausência de mão de obra, agricultura orgânica, uso de biotecnologia

 

5- Atividade 7 do livro  pagina 144.

a)      R: Nas áreas desmatadas, isso se da por conta do avanço da fronteira da agropecuária em direção da floresta.

b)      R:  O desmatamento esta ligado ás mudanças climáticas e os problemas na agricultura que pode alcançar o país e o mundo.

c)       R: Distribuição do desmatamento e instalação de frigoríficos. 

As Cidades e suas funções

  Aula dirigida para as turmas de 2º Ano  Aula de Geografia Temas: -Idade Antiga; -Idade Média e Renascimento; -Cidades e Indústria Séc. XVI...