Total de visualizações de página

Radio Faveni-Guarantã do norte

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Respostas das Atividades do 9º Anos – Atividades do Livro de Geografia – Expedições Geográficas Páginas 28 e 29.

 


1-      A modernização das telecomunicações permitiu a troca de informações entre pontos distintos do planeta de forma praticamente imediata. Os avanços tecnológicos nos meios de transportes, permitiu o transporte e deslocamento de pessoas e cargas mais rápido e seguro.

2-      Corresponde as transnacionais que se caracterizaram pela descentralização da sua produção.

3-      Demostra a integração do mercado brasileiro ao mercado internacional. A queda de preços de produtos muitos deles exportados e importados pelo Brasil, reflete diretamente na produção nacional e na oferta de empregos.

4-      Desemprego tecnológico ou estrutural – é a substituição de mão-de-obra humana por mecanizada.

Desemprego conjuntural – é a dispensa de mão-de-obra em períodos de crise econômica.

5-      a) Os sofisticados meios de transportes e de comunicação.

b) A mecanização e a informação reduzem os custos com mão de obra, e a possibilidade de produzir em diversos países amplia a oferta de trabalho para as empresas, que consequentemente diminuem os salários.

c) No Japão, por conta da alta mecanização e da informatização do sistema produtivo.

6-      a) México, Arábia Saudita, Índia, Austrália...

b) Na África.

c) Segundo o mapa, entre os países citados em 2016, o Canada foi o país que teve menor participação nas exportações mundiais de mercadorias (1% a 3%); os EUA estavam na faixa (3% á 10%); e a Alemanha e China fizeram parte do grupo de países que lideraram o comércio internacional (mais de 10%).

d) A África do Sul, menos de 0,5%; o Brasil, a Rússia e a índia: 1% a 3%; e a China: mais de 10%.

 

7-      Porque em razão das inovações nos transportes, percorrem-se maiores distancias em menos tempo, o que cria a impressão de que o mundo tornou-se menor do que era passado.

8-      Em uma economia globalizada os sistemas financeiros estão interligados em uma rede de informação.

9-      a) A Europa foi a região que mais recebeu investimentos estrangeiros: 533 bilhões e a África foi a que menos recebeu investimentos: 59 bilhões de dólares.

b) Sim, pois o IDE supre a falta de capitais nacionais para a dinamização da economia. O Estado tem papel de coibir ações que prejudiquem os interesses nacionais.

10-   a) Resposta pessoal, aqui o aluno deve reconhecer a importância das tecnologias na informatização das informações do governo.

b) Resposta pessoal, deve o aluno a perceber a importância das informações ao alcance de todos.

Respostas das Atividades do 8º Anos – Atividades do Livro de Geografia – Expedições Geográficas Páginas 24 e 25.

 

1-      Do ponto de vista geográfico-geológico existem 4 continentes: o Euro-Afro-Asiático, o Americano, a Antártida e a Oceania.

2-      Continentes todas as terras emersas com áreas superiores á da Austrália – 7.692.024 km², ilha todas as áreas inferiores há da Groenlândia – 2.166.086 km² que é a maior ilha do mundo.

3-      Estado corresponde a organização política, administrativa e jurídica de uma sociedade, com governo próprio e soberania sobre seu território. Nação corresponde a um agrupamento social unido por um passado histórico comum, que por sua vez, deu origem a uma identidade cultural entre os seus membros. Nem sempre uma nação tem Estado, mais todo Estado tem uma ou mais nações.

4-      O território de um Estado corresponde a porção da superfície terrestre, com limites de fronteiras aonde o Estado rege e ordena. Ou seja é a parte física do Estado.

5-      Podemos citar os Curdos – Curdistão; Palestinos – Palestina; Tibetanos – Tibete; Bascos – País de Basco...

6-      Estado> inicial maiúscula – corresponde a organização política, administrativa e jurídica de uma sociedade> País.

estado> inicial minúscula – corresponde as unidades políticas-administrativas de um Estado> estados de Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais...

7-      Agrupamento social unido por um passado histórico comum que deu origem a uma identidade cultural. Eles tem características comuns relativas a costumes, língua, religião, tradições...

8-      Povo – é o total de pessoas que habita um determinado território.

9-      a) É o Meridiano de Greenwich – ele atravessa os continentes: europeu, africano e antártico.

b) É a Linha do Equador ou linha equatorial.

c) A maior parte da superfície terrestre é coberto por oceanos e mares que correspondem a 71%.

 

10-   a) Portugal e Espanha.

b) Entre 1915-1945, Brasil delimitou suas fronteiras.

c) Rússia, Cazaquistão, Sudão, Namíbia, Alemanha...

 

11-   a) Ao identificar o período que Estrabão viveu, concluiu-se que as observações desse geografo correspondem ao que se sabe nos dias atuais sobre as zonas de iluminação e aquecimento da Terra. Apenas não procede a menção por ele feita ás zonas habitáveis.

b) Ao Hemisfério Norte ou seja a zona temperada do Norte, como indica o adjetivo “Boreal”.

 

 

Respostas das Atividades do 7º Anos – Atividades do Livro de Geografia – Expedições Geográficas Páginas 28 e 29

 


1-   a) Sim, porque a maior parte do território brasileiro, localiza-se na zona tropical.

b) A linha que delimita é o Tropico de Capricórnio. Localizam-se ao sul dessa linha, na Zona Temperada, ao sul do estado de São Paulo em direção ao Sul do país.

2-   Somos assim chamados porque o Brasil ocupa uma parte da porção sul do continente americano. Também somos chamado de Latino-americanos porque o Brasil é um país de língua portuguesa, neolatina.

3-   a) Bandeirismo apresador:  tinha objetivo de aprisionar os índios para comercializá-los.

Bandeirismo minerador: buscavam pedras preciosas como: ouro, diamantes...

Bandeirismo de contrato: captura de escravos fugitivos e a destruição de quilombos.

b) Destruirão aldeias, massacraram e escravizaram os índios.

c) A ampliação do território pelos bandeirantes resultou na expansão de atividades como a pecuária e a mineração, provocando a ocupação e o povoamento para o interior.

4-      Séc. XVI – exploração do pau-brasil, cultura de cana-de-açúcar e do tabaco e criação de gado > fixação de povoados no litoral brasileiro e interiorização.

Séc. XVII e XVIII – drogas do sertão na região amazônica, avanço da pecuária e a mineração.

Séc. XIX – cultura do cacau no sul da Bahia, cafeicultura em São Paulo e Rio de Janeiro e a extração de látex na Amazônia.

5-      Para os índios, eles não devem pensar a mesma coisa, por conta dos sofrimentos que seus antepassados passaram, eles foram escravizados e mortos pelos bandeirantes e senhores que os escravizavam.

6-      Os horários serão, no mesmo dia: Washington, D.C., 10 horas; Santiago, 11 horas; Buenos Aires, 12 horas; Barcelona, 16 horas; Johanesburgo, 17 horas; Moscou, 18 horas. Já em Tóquio, 0 hora do dia seguinte, e em Sidnei, 1 hora do dia seguinte.

7-      a) Mato Grosso – tem clima Equatorial úmido e clima Tropical.

b) Por conta da grande extensão do Brasil de Norte a Sul, influenciando na diversidade climática do país.

8-      A melhor época para a atividade turística em Salvador é durante os meses de verão e de primavera. Nestes meses a pluviosidade é menor e as temperaturas são muitos altas. Nos meses de abril a agosto, chove mais e as temperaturas são mais baixas.

9-      a) Lino está se referindo ás diferenças de horário que ocorrem no globo. O globo é uma esfera, sendo assim impossível ser dia ou noite em todo globo em um único dia.

b) Em Fernando de Noronha já seria outro dia, pois ele está localizado no fuso -2 e Manaus está localizado no -4, dando a diferença de 2 horas a mais em Fernando de Noronha ou seja em Manaus seria 23 horas de hoje e em Fernando seria 1 hora da madrugada de amanhã.

10-   a) Guarantã do Norte-MT está há 9º56’S 54º54’O

Ou seja Guarantã do Norte está há 6º de diferença em relação a Brasília, estando então mais próximo da Linha do Equador.

b) Guarantã do Norte está há -874m de altitude em relação a Brasília.

c) Não ele está no fuso -4.

Respostas das Atividades do 6º Anos – Atividades do Livro de Geografia – Expedições Geográficas - Páginas 24 e 25.

 

Vista de uma paisagem - Guarantã do Norte - MT

Páginas 24 e 25.

1-   1-   Espaço geográfico, pois ele é produto das ações humanas sobre a natureza.

2-     2-  Antártica, trechos da Floresta Amazônica, trechos de desertos...

3-     3-  Está construindo um espaço geográfico, pois é ação humana sobre a natureza.

4-     4- Paisagem geográfica é aquilo que, no espaço, pode ser apreendido pelos sentidos, ela contém elementos naturais e culturais.

5-      5- As forças sociais decorrem das ações das sociedades humanas sobre o espaço ou paisagem, alterando-os. Ex. construção de barragens, aeroportos...

6-     6-  Paisagens degradas são as que sofreram impactos negativos da ação humana ou de ação de forças da natureza. Ex. praias degradadas pela deposição de lixo, lixões, terremoto...

7-    7-   Povos originários – são povos nativos, da própria terra, como os indígenas do Brasil. Eles tem relação intima com a terra, retirando somente o necessário para sustentos.

8-     8-  a) Não, a Terra indígena pertence há União, as terras indígenas são criadas pelo Estado e destinadas a grupos indígenas de origens e culturas diversas.

b) Resposta pessoal, no Mato Grosso tem terras indígenas Regularizadas, como a do Xingu e terras Declaradas que ainda não foram regularizadas.

c) O preconceito é combatido com o conhecimento, os índios tem relação intima com a terra, eles vivem ecologicamente correto, praticando a sociodiversidade, cuidando da biodiversidade, beneficiando a todos.

9-     9-  a) Paisagens geográficas, ambas tem presença de elementos naturais e culturais, como os rios, árvores, casas, prédios, ruas...

A segunda imagem é a mudança do mesmo local referente a primeira imagem.

b) A ponte representa uma permanência na paisagem.

1010-   Resposta pessoal, espera-se que os alunos mencionem uma paisagem e seus elementos naturais, culturais, além das cores, cheiros, objetos....

As Cidades e suas funções

  Aula dirigida para as turmas de 2º Ano  Aula de Geografia Temas: -Idade Antiga; -Idade Média e Renascimento; -Cidades e Indústria Séc. XVI...